20190408_133101_edited_edited.jpg

Sobre os Trilheiros de Sampa

Toda a história

Desde 2014 o grupo de Trail Naokosam Trail Team realizava treinos e participava de provas de trail running cujos altletas, sob o comando de Naoko Sakagawa e Nilton Kuriyama, eram treinados e forjados para resistirem e darem cada vez o seu melhor nas provas, incentivados a se desafiarem em cada oportunidade de treino e prova que houvessem.


Com a partida deles para o Japão em 2017, o mesmo espírito prevaleceu em uma parte dos atletas que decidiram manter a chama do trail acesa dentro da família que as trilhas reuniram. Assim, convidados por um dos atletas do antigo grupo Naokosam, os membros resolveram se reagrupar para participarem de uma prova de revezamento em trail entre São Pedro a Brotas, em maio de 2018, e decidiram que daquele dia em diante o grupo se chamaria Trilheiros de Sampa (com parte dos atletas do antigo grupo) e que teria um símbolo que lembrasse a todo o instante a busca por desafios, por simplicidade e pelo convívio com a natureza, importantes para a prática do trail. Nossa marca e símbolo são registrados do INPI, um dos poucos grupos de trail a ter registro de marca.

Somos filiados a todas as Associações de Trail Running do Brasil e fazemos parte da Liga do Trail Running.

Seguimos fiéis à trail filosofia que transforma a vida das pessoas. A Trail filosofia é composta pelo trinômio paz interior x integração e respeito com a natureza x solidariedade. 

 

O Modelo de Administração

Somos um grupo democrático em que todos podem manifestar suas ambições e interesses, bem como, participar com voz ativa sobre os destinos do grupo. Temos um grupo de 9 membros com mais de 1 ano de grupo, experiência no trail e compatibilidade total com a trail filosofia denominado Conselho dos Trilheiros. Esse grupo é resultado de voluntariado para representar os membros do grupo e em eleição para o Conselho em que todos os membros ativos do WhatsApp podem participar via sistema de votação eletrônico, no mesmo dia e hora. Um dos membros do Conselho também é o CEO e representa as ações do Conselho e dos demais membros do grupo (seu peso de voto é igual ao dos demais membros do conselho). O CEO também é eleito em votação direta no mesmo dia e hora da votação do Conselho. Ele pode ser reeleito quantas vezes ele e os demais membros do Conselho desejarem. Todas as demandas dos demais membros do grupo são levadas ao Conselho que toma as decisões fundamentais ao grupo. 
O grupo é aberto à novas adesões, dependendo do nível de conhecimento do trail do participante e de seu engajamento na trail filosofia. Há outro grupo de Trail com Trilheiros iniciantes denominado Jovens Trilheiros, a maioria dos iniciantes se encontra nesse grupo, até a migração definitiva para o grupo principal. Estes não têm direito a voto até estarem no grupo principal.

Entre em contato
Rugby Players
 
20210131_085422.jpg

Sobre o Trail Running

O Trail Running é uma  competição de pedestres  aberta a todos, que acontece em um  ambiente natural, com o mínimo possível de estradas asfaltadas (máximo de 20%). O percurso pode variar de alguns quilômetros para distâncias curtas até 80 quilômetros e além para corridas ultra-trail. Montanhas ou florestas, campos ou desertos, esta  corrida de resistência  ocorre em terrenos naturalmente variáveis, incluindo muitas vezes subidas e descidas significativas, que resultam em  ganho e perda de elevação  entre a linha de partida e a de chegada. A distância não é a única coisa que importa! Juntos, os recursos exclusivos do terreno e a relação entre as mudanças de distância e elevação trabalham para criar o nível geral de dificuldade para uma determinada corrida.

Nascida do prazer de correr em meio à natureza, a corrida em trilha é antes de tudo uma  comunhão com o meio ambiente . O corredor, livre das armadilhas do nosso mundo moderno, pratica seu esporte em um ambiente exigente para a mente e o corpo. Como um desafio físico e mental, a corrida em trilha incentiva cada um de nós a explorar nossas capacidades com um senso permanente de humildade, em contato com espaços selvagens e frágeis. Durante a corrida em trilha, prestamos atenção aos nossos sentidos, sem focar apenas no desempenho. Nesses momentos, também podemos trabalhar desenvolvendo nossas habilidades físicas e mentais. No final das contas, o que nos move como corredores, afinal, é simplesmente cruzar a linha de chegada. (Fonte: ITRA - https://itra.run/About/DiscoverTrailRunning)